TURMA 2025 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE 2025

Síndrome do Túnel do Carpo – O que é, causas e Sintomas

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano, que gera uma série de sintomas característicos e pode, conforme o problema progride, ser bastante debilitante, dificultando a realização de atividades diárias e levando ao afastamento laboral.

As causas dessa síndrome estão majoritariamente ligadas a atividades repetitivas que forçam a articulação do pulso, o que faz com que ela seja chamada por muitos de LER (lesão por esforço repetitivo). Entretanto, apesar de estar incluída nesse grupo de lesões, ela não é a única.

Assim, como está ligada a fatores potencialmente evitáveis, é possível prevenir a ocorrência do problema em boa parte dos casos, ou mesmo reverter a condição a partir de mudanças comportamentais, quando os danos ao nervo ou à articulação não são permanentes.

O que é o túnel do carpo?

Os ossos do pulso estão dispostos em forma de “C”, deixando um espaço por onde passam alguns nervos, tendões e vasos sanguíneos.

Esse espaço é chamado de Túnel do Carpo, e, devido a sua localização e formato, é susceptível a compressões, uma vez que o “túnel” não é completamente fechado por ossos.

Por isso, atividades corriqueiras e repetitivas, como digitar e escrever, podem causar a compressão do nervo mediano, levando ao desenvolvimento dos sintomas característicos da síndrome. Porém, essa não é a única causa, como veremos mais adiante.

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é um problema ocasionado pela compressão ou pinçamento do nervo mediano, que inerva a maior parte da mão e dos dedos.

Assim, durante algumas atividades corriqueiras o paciente sente alguns desconfortos, que podem variar de intensidade, de acordo com o grau do problema.

síndrome do túnel do carpo

Sintomas

Os sintomas dessa síndrome estão relacionados à compressão do nervo mediano, que inerva o polegar, indicador, médio e parte do dedo anelar, além da palma da mão.

Assim, os sintomas atingem majoritariamente a área inervada por este nervo, causando sintomas que incluem:

  • Dor;
  • Formigamento;
  • Dormência;
  • Fraqueza.

Esses sintomas causam dificuldades para movimentar os dedos e realizar atividades que envolvam as mãos, como digitar e escrever.


Causas

As causas para o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo são diversas, e muitas vezes o problema é considerado como de origem idiopática.

Mas, quando é possível identificar a causa, elas incluem:

  • Fraturas de ossos do pulso;
  • Artrites que atinjam a região;
  • Tumores ou cistos;
  • Infecções;
  • Obesidade;
  • Amiloidose;
  • Realização de movimentos repetitivos.


Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir do exame clínico e da aplicação de alguns testes, como:

  • Manobra de Phalen: Esse teste consiste em flexionar os punhos, encostando o dorso das duas mãos, e mantendo-os nessa flexão forçada por um minuto, avaliando o surgimento e a intensidade dos sintomas;
  • Teste de Tinel: Já nesse método o médico irá realizar uma percussão no nervo, e analisar se os sintomas aparecem a partir disso.

Além disso, o médico pode ainda solicitar alguns exames de imagem, para visualizar a articulação do pulso e detectar a presença de alguma anomalia na região, o que poderia determinar a causa da síndrome ou mesmo descartar o diagnóstico.

Outra opção é avaliar a condução nervosa dos nervos da mão, o que ajudaria a definir melhor o grau de acometimento do nervo mediano.

articulação do pulso


Tratamento

É possível tratar a síndrome do túnel do carpo de diversas maneiras, dependendo da gravidade, sintomas apresentados e causas, quando estas são identificáveis.

Assim, podemos citar algumas formas de manejo:

  • Tratamento dos distúrbios causadores;
  • Uso de talas para imobilizar a articulação e permitir que a inflamação se resolva;
  • Uso de anti-inflamatórios não esteroidais, com o objetivo de aliviar a inflamação e a dor;
  • Uso de corticoides injetáveis, para alguns casos mais severos;
  • Cirurgias, quando é possível resolver a causa desta forma;
  • Fisioterapia, que ajuda tanto a tratar a inflamação quanto alguns transtornos de base.
  • Acupuntura para analgesia e inflamação local.

Entretanto, muitas vezes são utilizadas duas ou mais formas de tratamento, que sempre deve ser individualizado.

Prognóstico

De forma geral, o prognóstico para a síndrome é bom, principalmente quando o problema é diagnosticado e tratado em sua fase inicial. Outro ponto importante para uma boa recuperação é a abordagem multidisciplinar do tratamento, com foco na melhora dos sintomas e na prevenção da piora e da reincidência.

Além disso, em casos nos quais a cirurgia é recomendada, o resultado tende a ser satisfatório, com a maioria dos pacientes apresentando resolução do quadro ou, ao menos, o alívio significativo dos sintomas.

faixas de pulso


Prevenção

Como a síndrome do túnel do carpo é a principal lesão causada pelo esforço repetitivo das mãos, é possível prevenir o aparecimento do problema em alguns casos.

Assim, uma recomendação útil é o uso de utensílios que protejam o pulso, como:

  • Faixas de pulso (órteses);
  • Mousepad, teclados e outros equipamentos adaptados.

Além do mais é importante evitar movimentos repetitivos por um longo período de tempo, realizando pausas regulares para alongamentos e exercícios de relaxamento do pulso e das mãos.

Todavia, existem casos em que não é possível prevenir a síndrome, como aqueles causados por lesões, cirurgias e tumores.


Referências Bibliográficas

Genova A, Dix O, Saefan A, Thakur M, Hassan A. Carpal Tunnel Syndrome: A Review of Literature. Cureus. 2020 Mar 19;12(3):e7333.

CEIMEC | + posts

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925 | Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura. Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Monitor do curso do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de medicina Chinesa.

+ posts

Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira).

Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa

Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Professora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 15 de MARÇO de 2025 – MATRICULE-SE HOJE